Meu Pai me conta que a primeira vez que ouviu o canto do Mãe-da-Lua na escuridão da noite, pensou que se tratava de uma pessoa doida perdida no meio da mata ou de uma alma penada, e ficou com medo ... depois é que ficou sabendo de um caboclo que aquilo era uma inofensiva espécie de coruja bocuda!
O Mãe-da-Lua é uma ave de hábitos noturnos e seu canto ecoa na noite de forma solitária, saudosa e misteriosa, podendo ser ouvido por toda a noite ,mesmo que de longe, quebrando o silêncio da mata.
Curiosamente, apesar de a noite esta ave se destacar, durante o dia ela é um mestre na camuflagem!
Você pode estar do lado de um Mãe-da-lua e nem notá-lo por horas; ele geralmente fica imóvel no topo de um pau seco e sua plumagem praticamente se funde à textura da madeira, parecendo uma coisa só, um toco sem vida! É impressionante seu disfarce!
Seu canto pode ser imitado com algum treino e a ave tem como característica responder ao seu chamado; ela facilmente vem fiscalizar seu território e verificar quem é o estranho que o está incomodando; é muito interessante escutar seu canto de pertinho, revela uma complexidade maior do que a que ouvimos ao longe, noite adentro;
Veja o vídeo:
Classificação Científica:
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Caprimulgiformes
Família: Nyctibiidae
Chenu & Des Murs, 1851
Espécie: N. griseus
Nome Científico
Nyctibius griseus
(Gmelin, 1789)
Nome em Inglês
Common Potoo