terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Conheça a Imbira



Imbira:

Na região tem uma planta que a caboclada chama de imbira, ela é usada para fazer cordas (tiras) de sua entrecasca e são muito resistente e duráveis; na verdade se fizermos uma pesquisa vamos achar um monte de arvores com nome de embira ou imbira mas o que elas tem em comum são a capacidade de produzir estas fibras.





O que se chamou de imbira é o elemento de algumas plantas em que é possível retirar a entrecasca e com ela conseguir fazer fibras.Tem a imbira que voce usa verde e tem a curtida , que é preparada deixanda secar e trançando ... ai realmente vira uma corda!


Pesquisando na internet encontrei o seguinte:
Imbira é uma denominação comum a quatro plantas da família das timeliáceas, que possuem a característica de formar cordas rústicas (imbiras) com a casca ou os ramos delgados, sendo a folha, geralmente, venenosa para o gado.

Peguei outra definição de Imbira: [Do tupi e'bira.] Substantivo feminino. Brasileirismo. Árvore com madeira leve também chamada "pau fofo". As fibras da entrecasca são utilizadas como tiras para amarrar sacos, paneiros e redes. Outra variação: Envira. (AsSs)

Veja como os caboclos tiram a fibra da Imbira; este ai no filme é o Juvenal, nascido onde hoje fica o Parque Estadual do Jurupará: 

http://www.youtube.com/watch?v=5-zE-L03HqI







Detalhe do filme : ao fundo se escuta o canto da Araponga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua colaboração!