segunda-feira, 12 de julho de 2010

Bugio



É fácil perceber a presença de um bando deste peculiar símio da fauna brasileira através de seu literal ronco, que ecoa pela mata; O bugio, também conhecido como guariba ou macaco uivador possui uma vocalização na forma de um assustador rugido coletivo que pode ser ouvido de longas distâncias; se algum desavisado não souber que se trata de um pacato macaco de aproximadamente 9 quilos(macho adulto) fazendo muito barulho vai ficar bem assustado e com vontade de fugir!
m por habitat natural a Mata Atlântica, desde o sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, chegando ao norte da Argentina;costuma andar em bandos onde há sempre a presença de um macho dominante, suas fêmeas com seus filhotes e alguns adolescentes. gosta de habitar sempre nas copas de grandes arvores. Alimenta-se basicamente de folhas novas das copas das arvores, flores e frutos. Devido a facilidade de buscar seu alimento diário, o bugio é um macaco de baixa mobilidade na mata e também muito territorialista, não é a toa que desenvolveu este ronco alto , que tem como tradução poética (sem palavras mais chulas) o seguinte conteúdo: “ Não invadam meu território senão vai ter briga!“
Outras características marcantes deste macaco são a cara pelada mas com uma vasta barba e uma cauda preênsil, que usa como um quinto membro e, por vezes, se pendura nas alturas apenas com ela, esta alias é uma característica de apenas alguns macacos da America do sul e não há uso semelhante em mais lugar nenhum do mundo;
Quando este macaco fica bravo,e para isso é preciso provocá-lo muito (não judie do bichinho!), costuma lançar pedaços de pau , folhas, cascas e o que tiver por perto pra cima do agressor , até mesmo suas próprias fezes , isso mesmo, bons modos não é o seu forte, mas é uma defesa até que eficiente não acha? No geral é um bom vizinho, apenas barulhento, e sua presença é uma benção, pois indica que esta mata que habita é uma mata saudável! Viva a natureza!
Família: Cebidae

Nome popular: Bugio ( animal de corpo maciço, pesando cerca de 7 Kg, de cabeça e corpo atinge entre 440 a 570 mm, possui cauda preênsil de 510 a 610 mm)
Nome em inglês: Howler monkey
Nome científico: Alouatta fusca
Distribuição geográfica: Brasil e parte da Argentina
Habitat: Floresta
Hábitos alimentares: Folhas e frutos
Reprodução: Gestação de 180 a 194 dias
Período de vida: Aproximadamente 20 anos








VEJA meu video no Youtube:



Escute eu ronco na mata!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua colaboração!