quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Caninana




Caninana


Quando eu era pequeno, tínhamos uma inquilina em nosso sítio , a Terezinha ... era uma caninana que habitava o forro de nosso rancho e sempre deixava suas mudas de pele espalhadas; era engraçado pois quem via aquela casca enorme de cobra, que tinha uns 2,5m achava aquilo o fim da picada , pois cobras nunca são bem vindas para a maioria das pessoas , mas eu adorava!




A caninana é uma cobra linda, com uma coloração preto e amarelo ouro forte! Não possui veneno e normalmente não é agressiva , costuma fugir rapidamente do perigo e é muito ágil; quando encurralada ela incha o papo e faz um chiado assustador, mas é só blefe! só assusta! Caça roedores, pequenos repteis, aves e anfíbios ,em árvores ou no chão, e muitas vezes costuma nadar para se locomover a outra área de caça ou de reprodução, ou mesmo para fugir, e nada muito bem! Mas não caça na água!






Uma vez , por tê-la como vizinha, pude presenciar uma cena incrível; a caninana queria atacar os ovos de um ninho de passarinho que também estava no forro do rancho e foi uma verdadeira batalha, pois os passarinhos se defendiam muito bem , eles miravam o olho da cobra e atacavam , se revezando, um ficava no ninho e o outro ia atrás da cobra para bicá-la! Muito corajosos!
*Nome Popular:Caninana, arabóia, cainana, cobra-tigre, iacaninã, jacaninã, papa-ovo e papa-pinto.
*Família :Colubridae.
*Nome Científico:Spilotes pullatus.
* Habitat:Vive nos cerrados, caatingas e florestas de quase todo o Brasil.
*Hábitos Alimentares:Devora aves, ovos, pequenos roedores e outros pequenos animais como rãs ou insetos, os quais caça nas árvores e no chão.






Um comentário:

  1. olá Maurício!

    Desculpe a demora em lhe responder rsrs

    Estou encaminhando seu e-mail de contato para o grupo da IPDTaipal, logo eles entrarão em contato com vc sobre o Parque Jurupará.

    Esse mês iremos atualizar o blog, visite-nos sempre que puder.
    Parabéns pelo trabalho e a divulgação no blog, continue assim!!!!
    Abraços

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua colaboração!