terça-feira, 25 de setembro de 2012

Olha o Quati


Olá a todos! Como estão?

Passei algum tempo sem escrever, mas não sem produzir material para este blog que tanto estimo; continuarei postando  periodicamente, ma medida  em que o tempo permitir.

Quati  subindo na árvore para se proteger.

Quero iniciar esta fase de posts com um bichinho que é um dos meus favoritos, o QUATI !

Aqui no Jurupará (PEJU) , durante muito tempo nunca tinha visto um, aliás esta região passou por um período difícil, com muita caça e palmiteiros .
Atualmente, com a implementação mais efetiva do PEJU,  a coisa vem mudando de figura, a região está mais deserta pois muitos moradorestradicionais  se mudaram, abandonando suas casas; isto ocorre  por não terem mais uma forma de subsistência na região e por não receberam apoio das  autoridades  competentes.

Este processo   deixou  a região mais  aliviada da intervenção humana,  e diminuiu a pressão sobre os animais que eram caçados e muito. Métodos de implantação do parque a parte (não é o objetivo deste Post) o fato  é que,  atualmente, tenho observado um retorno da fauna , e isto me deixa muito feliz! é por isso que hoje posso apresentar  meus amigos quatis que ressurgiram na área com mais intensidade. Ano passado fiz estas tomada aqui:







Este primeiro vídeo foi um achado, única vez que avistei o bicho na região e tive  a chance de filmar ; estava  fotografando alguns pássaros, bem camuflado,  e o bicho apareceu sozinho. Trata-se provavelmente de um macho;  notem que  ao sentir  o meu cheiro ( pois não me viu)  já se mandou! A experiência o ensinou que onde tem cheiro de homem há perigo ...

Mas o principal evento ocorreu  semana passada, quando  em uma das expedições fotográficas do CEO – Centro de estudo Ornitológicos ( organização não governamental da qual  participo ) eis que no meio da mata  surge um bando deles! Fiquei  tão emocionado que nem gravei direito , mas o registro , mesmo que  de forma  meio estabanada  já valeu!  No futuro prometo  melhorar a qualidade do vídeo com novas filmagens!
Olha o vídeo ai:





O quati não é um bicho mansinho, minha mãe me conta que ,quando pequena, sua família tinha um de estimação, dou um desconto para esta falha ambiental de meu avô pois na época não havia  esta consciência  de não se condenar animais silvestres a sofrerem com a prisão do cativeiro. Volta e meia o bicho pulava na perna de um lá da família  e mordia bem mordido! realmente eu faria o mesmo se fosse o quati!

No  vídeo , talvez não fique claro , mas haviam muitos quatis! Mais de 10 ,poderão notar que eles vasculham o solo em busca de insetos , minhocas  mas pode  violar ninhos com ovos ou filhotes e comer  outros  animais pequenos como lagartos e  eventualmente camundongos. 
Trata-se de um bando de fêmeas , que costumam andar em grandes grupos com seus filhotes, ao  perceberem perigo ( acho que o barulho da foto  o assustou) se refugiam nas alturas das  árvores. Mas um bando grande  pode se unir para combater alguma ameaça como cobras  e outros predadores menores.



Um fato interessante que notei também é que  alguns pássaros acompanham os quatis  em seu café da manha ...  ao revirarem o solo   os insetos voam  e são capturados pelas pássaros, no caso   observei  o Arapaçu-liso (Dendrocincla turdina)  praticando esta interação com o bando.

Agradeço a companhia dos colegas de avistamento Frederik Brammer e Peterson Bacchin , excelentes companheiros de passarinhada!

Abraço a todos e até  o próximo avistamento!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua colaboração!