domingo, 18 de janeiro de 2015

O “ canto da Sereia”




 O “ Canto da Sereia”

Antes de a fotografia dominar  98% do meu dia nas viagens à BASE BELA VISTA a pescaria era a  atividade  principal. Naquela época eu era criança e não tinha uma máquina fotográfica, assim sendo, não sabia que amava tanto fotografar  a natureza e suas surpresas!

Passava horas na beira da represa em busca do meu prêmio: um peixe bem grande para exibir (pois nem gosto muito de peixe), mas também torcia para avistar algum animal durante este período de silêncio e verdadeira  meditação.

Uma vez porém, meu sonho foi realizado, mas meio que as avessas !! Durante uma destas pescarias , e acompanhado de meu primo Richard, ocorreu um  episódio que para mim ficou marcado como um dos momentos onde mais senti medo na vida.

Era meio da tarde e estávamos pescando na beira da represa da Fumaça (represa dentro do parque Jurupará) quando ouvimos bem ao longe uma espécie de Canto da Sereia; era um som  que lembrava aquelas trilhas de filme de terror e o bom é que  este som estava longe!
Eu e meu primo até comentamos que parecia uma sereia, e na época eu já sabia que a mitologia dizia que as sereias cantavam  para atrair os marinheiros e depois os comiam ...

Aos poucos fomos seguindo com os  ouvidos o som ao longo da serra que ficava ao fundo  desta represa, e cada vez  a coisa ficava mais próxima... Quando este bicho gritou do nosso lado, meu DEUS! Arrepiei até a alma ... Para piorar o bicho parecia estar na mata bem  no caminho de volta para o rancho, nem correr nos podíamos, pois estaríamos indo ao encontro dele! Foi só tremedeira e ao que parece, ao escutar nossa valentia, o bicho ficou quieto e não gritou mais, parecia que estava nos observando ... pensei na ocasião. Demos um pequeno tempo para ver o que acontecia, deve ter sido uns dois segundos que duraram horas ... e corremos!

Anos depois descobri que se tratava de um singelo Cachorro do Mato (Cerdocyon thous) na época do cio, mas seu  “uivo" é  uma coisa bem estranho mesmo!

Fazia muitos anos que não tínhamos sinais da presença deste  bichinho na região, lembro que o ultimo vestígio de sua presença que vislumbrei  é do meu tempo de criança mesmo; eu estava junto com o caseiro do sítio, o Seu Zé Rosa, e vimos uma cana mastigada pela metade, e o Zé não teve dúvidas , disse “- É cachorro do Mato! Esse bicho é fogo! Sobe em bananeira pra comer os cachos maduros!”

O cachorro do mato  de fato é um bicho inofensivo, se alimenta de frutas, ovos, e pequenos animais, quando a noite, durante focagens noturna o avistamos ele tende a ficar  parado, confiando na sua camuflagem notuna, e ao direcionarmos  a lanterna  para ele, seus olhos assumem uma coloração amarelada. Foi assim que tirei estas primeiras fotos do bichinho na BASE BELA VISTA, com minha noiva o iluminando com uma lanterna Tática.!


Ficamos muito felizes em poder ver este bicho tão pacato, não chegamos muito perto para não assustá-lo , e ele ficou um tempão parado nos olhando! Muito Bom!

Escute  o  "CANTO" do cachorro do mato e veja se não tenho razão:


https://drive.google.com/file/d/0ByhGbWzFl7tJblp4Y1IyTmRLbGs/view?usp=sharing



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua colaboração!